Atividade
Minicurso
Alunos Com Tdah E A Proposta Da Inclusão No Ensino Superior: Desafios E Avanços Na Era Digital
Dia 30/09/2025 das 09:00 às 12:00
SALA D - 115 - 1° ANDAR
A escolha por este tema surgiu das necessidades pessoais e do contexto atual de pesquisar sobre alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), inclusão no ensino superior e os desafios e avanços na era da educação digital. Com a pandemia de COVID-19, o mundo se tornou digital, e a educação passou por transformações significativas com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para aulas remotas. O isolamento social e as diversas formas de reclusão afetaram todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. No entanto, esse processo teve implicações específicas para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual (DI), Transtornos de Linguagem e Comunicação, Transtornos Específicos de Aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), cujas necessidades muitas vezes não foram devidamente atendidas. Com isso, enfatizaremos nesse estudo as propostas da inclusão para alunos com TDAH no ensino superior, tendo em vista que atualmente grande parte das instituições e dos profissionais da educação recebem alunos com TDAH e esses alunos não é um fenômeno que resida exclusivamente em um indivíduo. É antes, um acontecimento que ocorre numa dada família, escola, universidade, comunidade ou sociedade. Desta forma, o aluno com TDAH só pode ser realmente compreendido quando analisarmos a dinâmica das relações e do contexto no qual o mesmo está inserido. O anseio em desenvolver esse mini curso com essa temática surgiu devido a crescente exigência das demandas pós-pandemia do COVID19 para incluir pessoas com TDAH, Há também uma inquietação que nos afeta enquanto professores do Ensino Superior e temos convivido com alguns alunos com TDAH. Essa experiência nos oportuniza fazer a diferença em sala de aula, desde o acolhimento até a compreensão da condição de cada aluno e a promoção da inclusão e sensibilizar todos envolvidos com a educação.
Ministrantes

UNCISAL