Atividade



Minicurso

Contação De História Como Ferramenta De Educação Em Saúde

Dia 02/10/2025 das 10:00 às 12:00

SALA B - 109 - 1° ANDAR

A contação de histórias, marcada pela ludicidade, criatividade e improviso, constitui uma poderosa ferramenta de comunicação e construção de vínculos afetivos e de confiança entre quem narra e quem escuta. Ao transmitir saberes, experiências ou ficções de maneira acessível e envolvente, a contação favorece a escuta ativa, o acolhimento e a troca simbólica de conhecimentos, que são elementos essenciais para práticas sustentáveis em saúde. Diferente dos meios convencionais, como textos técnicos e palestras formais, a contação de histórias promove o diálogo e amplia o alcance da educação em saúde ao respeitar saberes populares e culturais, contribuindo para a tradução do conhecimento científico de forma mais horizontal e significativa. O minicurso aqui proposto é vinculado ao Programa de Extensão Saber+Saúde (PESMS) e tem como objetivo sensibilizar estudantes, profissionais da saúde e demais participantes sobre o uso da contação de histórias como uma estratégia inovadora e potente na promoção da saúde, favorecendo práticas educativas mais humanizadas, inclusivas e sustentáveis no cuidado em saúde. ABORDAGEM METODOLÓGICA O minicurso contará com material de apoio em formato eletrônico para facilitar a condução da atividade. A metodologia será dividida em quatro momentos: 1. Introdução ao conceito de contação de histórias e sua interface com a educação em saúde em contextos diversos; Compartilhamento de experiências práticas no campo da contação de histórias com enfoque em ações de cuidado e promoção da saúde; 2. Apresentação de técnicas essenciais para a contação de histórias, destacando adaptações para diferentes públicos, faixas etárias e realidades socioculturais; 3. Narrativa de vivência prática, com exemplos e encenações breves que demonstrem como a contação de histórias pode ser aplicada em ações educativas e comunitárias. Esta proposta busca instigar o uso criativo da palavra como ferramenta de empatia, escuta e transformação nos processos educativos em saúde.


UNCISAL

© 2020 UNCISAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO