MESA REDONDA

IMPORTÂNCIA DA LUTA POLÍTICA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA GARANTIR RETORNOS POSITIVOS NA CIÊNCIA

Dia 30/09/2022 das 14:00 às 15:00

Local: SALA 112

A crise e o sucateamento da saúde pública, passa pela falta de investimentos, pela pouca priorização na melhoria e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde(SUS), bem como na fragilidade por parte dos profissionais da saúde na busca por direitos. O processo formativo por sua vez, apresenta lacunas importantes em seus currículos, deixando em segundo plano a politização dos futuros profissionais, implicando na dificuldade de garantia de conquistas e busca da valorização profissional. A multiplicidade de interesses e pontos de vista existentes deixa clara também a necessidade de negociação e pactuação política nesse processo de ensino aprendizagem e na relação ensino serviço. O núcleo central da política de formação e desenvolvimento para o SUS é constituído à partir dos processos educativos. Diante dessa questão, observa-se que a politização na saúde, é prioridade para a garantia dos direitos à partir do empoderamento da população, compreendendo o contexto em que está inserida . Dessa forma, a intenção da mesa redonda é debater a temática de forma participativa, de estudante para estudante, trazendo para a realidade atual os desafios da inserção da política na formação e as implicações para o SER profissional. Outrossim, construir ligações a partir do diálogo entre os participantes, observando as problemáticas e levantando soluções de forma dinâmica e orgânica, com o objetivo de levar conhecimento crítico e aumentar o interesse social pelas políticas públicas e em especial a política de saúde, formando um novo perfil de profissionais, mais engajados com as lutas sociais e os interesses comuns.