MINICURSO

JORNADA IC - COMO DESENVOLVER CIÊNCIA NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Dia 28/09/2022 das 20:15 às 22:00

Local: MEGA AUDITÓRIO

A iniciação científica júnior traz à escola a prática social das ciências tão debatidas pela literatura. Ela possibilita aos alunos e aos professores uma mudança de posição no processo de ensino e aprendizagem. O aluno torna-se um sujeito ativo neste processo, e a relação entre professor e aluno torna-se horizontal, onde ambos contribuem para a formação um do outro. Diante disso é válido observar que embora a iniciação científica já seja realidade nos mais diversos cenários do ensino superior, ainda há uma certa carência. No entanto, a Iniciação Científica nas escolas ainda é pouco difundida e realizada nas escolas. O objetivo deste minicurso é mostrar, de forma teórica e prática, como desenvolver projetos de iniciação científica nas escolas, com o intuito de possibilitar a ampliação do desenvolvimento de projetos como este. Haverá também a exposição do relato de um projeto de IC júnior desenvolvido em uma escola pública no Vergel do Lago, o qual está sendo desenvolvido por estudantes de Medicina e possui fomento do CNPQ. Esse minicurso possui uma significante relevância temática para a comunidade acadêmica e deve ser apresentado no CACUN como uma forma de ampliar os conhecimentos e as vivências dos discentes e docentes da UNCISAL, os quais poderão, com as orientações do minicurso, ter a capacidade de desenvolver projetos de Iniciação científica nas escolas e contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, que é um dos eixos temáticos do congresso. - Método utilizado para a atividade: Será apresentado de forma didática e direcionada a importância da iniciação científica para a sociedade e para o desenvolvimento do indivíduo e do pesquisador. Haverá uma breve apresentação sobre o contexto histórico da atividade de pesquisa e iniciação científica júnior, a qual possui uma significativa importância, sobretudo nas escolas.