PALESTRA

ALIANDO CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA PREVENÇÃO DE IST JUNTO A ADOLESCENTES: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Dia 29/09/2022 das 19:00 às 20:00

Local: SALA 103

A adolescência é um período de descobertas e vulnerabilidades, sendo uma etapa da vida marcada de novas experiências. Dentre elas, a sexualidade, que traz consigo a suscetibilidade de exposição às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Assim, são fundamentais meios de ampliação do conhecimento e de práticas eficazes relacionadas aos comportamentos de prevenção dos adolescentes. Sendo assim, a educação em saúde é essencial para o alcance de práticas seguras e efetivas. Por isso, a atividade proposta tem como objetivo descrever como estudantes e profissionais da área da saúde podem atuar realizando ações de educação em saúde sobre IST com o público adolescentes, bem como instrumentalizar educadores em saúde sobre os meios de realizar atividades educativas com adolescentes. Essa atividade torna-se relevante, uma vez que busca contribuir para uma melhor compreensão acerca dos desafios e estratégias para lidar com o público adolescente, visto a necessidade de inserção da educação em saúde em todos os âmbitos da vida, além de apresentar o Projeto de Extensão Saber + Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas que tem a educação em saúde como uma das vertentes de atuação. Método utilizado para a atividade: palestra aberta à comunidade acadêmica e à comunidade em geral. Para que o objetivo da atividade seja alcançado será explanado aspectos seguindo o seguinte roteiro: 1) o que é a educação em saúde; 2) desafios do adolescer; 3) contexto em que o adolescente brasileiro atualmente está inserido; 4) incidência de IST no Brasil; 5) dificuldades em abordar e envolver o público adolescente em temáticas relacionadas à sexualidade; 6) estratégias de abordagem ao público adolescente e aplicações práticas em cenários escolares. Atividade promovida pelo Projeto de Extensão Saber + Saúde em parceria com o Grupo de Estudos Noraci Pedrosa (GENPE).