MESA REDONDA

O MEDENSINA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.

Dia 28/09/2022 das 14:00 às 15:00

Local: SALA 103

Quando se define a democratização com base no critério da igualdade de oportunidades oferecida a todos os indivíduos, de todos os grupos sociais, de ter acesso ao ensino superior, torna-se evidente que a massificação não é necessariamente uma democratização (DUBET, 2015). O MedEnsina é um projeto de extensão universitária vinculado à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. A atuação do projeto se dá por meio de um cursinho preparatório para o vestibular, o qual visa contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior gratuito, oportunizando aos jovens de baixa renda a preparação adequada para o ingresso no ensino superior. Essas aulas, bem como o planejamento, se dão por parte de uma Coordenação Geral e alunos extensionistas que preparam aulas dentro das quatro áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Inicialmente tenta preencher uma lacuna deixada no ensino básico, oriunda de situações adversas, mas que não pretende e não tem a intenção de se colocar acima dos profissionais da educação que são preparados para tal, mas viabilizar uma oportunidade de discutir temas exigidos no ENEM com estudantes carentes que não tem condições de pagar um curso pré-vestibular. E por outro lado, durante a pandemia, foram destacadas as possibilidades desse ensino ser melhor executado através de ferramentas tecnológicas que proporcionam um melhor aprendizado para esses estudantes. Aliada a tecnologia vem o ensino que sendo planejado por estudantes extensionistas permite o aprendizado contínuo, pois como já bem mencionou Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender'' (FREIRE, 2004). Diante disso, é lícito discutir sobre o uso das ferramentas tecnológicas e seus benefícios para a democratização do acesso ao ensino superior, o que se apresenta como o objetivo principal desta mesa redonda.