III ENCONTRO DE GESTORAS E GESTORES DE EAD DA ABRUEM

Referenciais de Qualidade da EaD

28, 29 e 30 de agosto de 2024 | Prédio Sede UNCISAL

O III Encontro de Gestoras e Gestores de Educação a Distância da ABRUEM, promovido pela Câmara de EaD/UAB e Tecnologias Educacionais, é uma oportunidade única para um debate plural e enriquecedor sobre temas fundamentais para a promoção de uma educação superior de qualidade e sustentável.

Com o tema central "Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância", o evento busca atualizar e discutir amplamente as diretrizes necessárias diante das mudanças socioculturais, inovações tecnológicas e evoluções legislativas na área de EaD.

Realizado em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas e a Universidade Estadual das Ciências da Saúde de Alagoas, este encontro visa alinhar estratégias e promover o intercâmbio de reflexões e experiências que contribuam para o aprimoramento das práticas de gestão, processos de ensino, aprendizagem e projetos em rede na modalidade de Educação a Distância.

Os referenciais de qualidade são essenciais para orientar um novo olhar sobre a EaD no Brasil, considerando as perspectivas da educação digital e aberta, bem como os novos processos de supervisão e regulação na educação superior do país. É imperativo rediscutir os processos de gestão acadêmica, em correlação com a organização pedagógica, que envolve design instrucional, material didático, metodologias inovadoras, avaliação, e a relação entre teoria e prática.

O evento também abordará a importância dos ambientes de aprendizagem, incluindo o digital como um ambiente integral, plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem, a presencialidade na virtualidade, atividades avaliativas, o papel dos polos, a polidocência e a atuação dos profissionais da educação na EaD.

Participe deste encontro para contribuir e se engajar na construção de um futuro mais inovador e sustentável para a Educação a Distância no Brasil.

REALIZAÇÃO