MESA REDONDA

JORNADA IC - A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA ATRAVÉS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA CARREIRA ACADÊMICA.

Dia 30/09/2022 das 14:00 às 15:30

Local: MEGA AUDITÓRIO

A Iniciação Científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica que permite ao aluno de graduação desenvolver projetos de pesquisa relacionados com conhecimento específico de acordo com a área de interesse. Isso possibilita que o estudante vá muito além do conhecimento dado em sala de aula e explore novas possibilidades, algo que é, na verdade, uma exigência da nova Era em que estamos vivendo, cujo denominador comum é o conhecimento. Dessa forma, a universidade precisa formar indivíduos capazes de não somente saber buscá-lo, mas principalmente saber utilizá-lo. Assim, os acadêmicos que realizam Iniciação Científica desenvolvem habilidades para que diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, ele buscará o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saberá encontrar as respostas por meio de pesquisa contribuindo para realização de ciência pautada em evidência na sociedade. Diante disso, a mesa redonda dialoga com a temática do XII CACUN: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE: CENÁRIOS E EVIDÊNCIAS, justamente pela relevância atual da iniciação científica por meio da qual os acadêmicos produzem novos conhecimentos que impactam positivamente e diretamente o cenário da sociedade. Ademais, o objetivo dessa mesa redonda é mostrar, de forma dinâmica, a importância da iniciação científica na formação acadêmica e no âmbito da sociedade, permitindo com que os acadêmicos desenvolvam o pensar científico e se relacionem com o desenvolvimento da ciência no Brasil. Portanto, essa mesa redonda possui relevância temática para a sociedade e para comunidade acadêmica, devendo ser realizada no XII CACUN com o intuito de evidenciar todas as possibilidades que a universidade nos oferece, mitigar as possíveis dúvidas a respeito do funcionamento da iniciação científica, além de estimular o desenvolvimento do conhecimento e das vivências dos discentes e docentes da Uncisal.