MESA REDONDA

JORNADA IC - A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS NA MUDANÇA SOCIAL

Dia 30/09/2022 das 09:00 às 10:30

Local: MINI AUDITÓRIO

Os projetos interinstitucionais podem ser ferramentas consideráveis no que diz respeito à mudança social, pois eles podem integrar diversos públicos e possibilitar inúmeros benefícios, os quais extrapolam o quesito cognitivo. Esses projetos podem acontecer de diversas maneiras, como em atividades de extensão e pesquisa, as quais contribuem de forma direta e indireta para a formação educacional, pessoal e social, tanto de quem promove o projeto quanto do público-alvo. No âmbito acadêmico, é crucial destacar a importância do ensino, pesquisa e extensão, pois estes constituem o tripé acadêmico, que é obrigatório nas universidades e são indissociáveis através do artigo 207 da Constituição de 1998 (BRASIL, 1998). Sob esse viés, é possível considerar a Iniciação Científica Júnior, que é um programa que tem o poder de levar a pesquisa para as escolas de ensino básico e promover além da integração entre os níveis de ensino, a ampliação da visão dos escolares, os quais são colocados na posição de protagonistas e com isso conseguem desenvolver múltiplas habilidades, as quais podem ser muito úteis na mudança social destes jovens. Essa mesa redonda irá apresentar uma contextualização acerca de temas como o desenvolvimento de projetos e programas interinstitucionais, extensão, pesquisa e Iniciação científica Júnior, mostrando uma contextualização histórica e sua importância para a formação e a mudança social dos jovens. Será apresentado um relato de experiência de um projeto de IC júnior desenvolvido em uma escola pública localizada no Vergel do Lago, o qual tem colhido bons frutos e tem sido importante para a mudança social e comportamental dos alunos envolvidos. Essa temática é pertinente para apresentação no CACUN, pois irá relacionar ciência, tecnologia e inovação com a sociedade e o indivíduo, além de possibilitar a troca de experiências e a contribuição para a criação de novos projetos institucionais e interinstitucionais.