MESA REDONDA

SOFTSKILLS 2.0: HABILIDADES EXTRACURRICULARES E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.

Dia 30/09/2022 das 10:15 às 11:45

Local: SALA 110

Na última década, tornou-se nítida a necessidade de mudança no perfil de atuação dos profissionais da área da saúde. O sistema de ensino pragmático e academicista precisou ser reformulado, para um modelo biomédico, mais orgânico e humanista. Este novo modelo permitiu ao estudante tanto uma formação teórica de qualidade, quanto a construção de habilidades interpessoais que o tornasse capaz de atuar profissionalmente de maneira mais acolhedora e empática. A proposta desta mesa redonda tem por objetivos explicar aos futuros profissionais da área da saúde a diferença entre Hardskills e Softskills e como a aplicação dessas habilidades pode impactar no seu futuro profissional. Sendo as Hardskills, habilidades técnicas do profissional e as Softskills, habilidades comportamentais do profissional. Será realizado um debate livre a respeito da temática, cada ministrante terá 15 minutos para expor suas perspectivas sobre cada tópico, e entre as falas será oferecido tempo total de 10 minutos para que os ouvintes participem da discussão, com dúvidas e colocações extras sobre o tema. Esse debate faz-se necessário uma vez que os próprios alunos da UNCISAL não dispõem das informações a respeito dessas oportunidades de aprendizado, assim, a ideia é evidenciar todas as possibilidades que a universidade nos oferece e mitigar as possíveis dúvidas a respeito do funcionamento dessas diferentes formas de aprendizado, sejam ligas acadêmicas, extensão, iniciação científica, intercâmbios e outras ferramentas disponíveis. A mesa redonda possui importância para o âmbito social, principalmente, acadêmico já que as Softskills são fundamentais para formação de um bom profissional que saiba se comunicar com clareza e atuar na sociedade para transformá-la. Essa temática dialoga com o XII CACUN: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE: CENÁRIOS E EVIDÊNCIAS pelo contexto atual e a atividade busca auxiliar os estudantes quanto ao benefício e a aplicabilidade dessas habilidades na sua formação.