Atividade

JORNADA IC - COMO CONSTRUIR UM PROJETO DE PESQUISA

Dia 30/09/2022 das 09:00 às 12:00

Local: SALA 103

Caracteriza-se como Projeto de Pesquisa a descrição de um empreendimento a ser realizado por um pesquisador, tendo em vista a necessidade de buscar respostas para problemas que necessitam de solução a curto ou a longo prazo. Neste sentido, na construção de um projeto de pesquisa científica, o pesquisador deve estar atento para demonstrar qual o objeto de seu estudo, contextualizar a proposta, apresentar o problema, objetivos, a importância e a relevância de seu estudo. Além destes itens, é fundamental apresentar qual o caminho a ser percorrido para o alcance dos objetivos (proposta metodológica), bem como o cronograma com datas e etapas a serem realizadas e a previsão de gastos necessários para a realização da pesquisa (orçamento). Tendo em vista que um projeto bem elaborado possibilita a um desenvolvimento mais assertivo da execução de uma pesquisa, faz-se importante estar instrumentalizado para construi-lo, a fim de possibilitar a exposição de sua viabilidade e rigor metodológico necessários. Assim, este minicurso tem como objetivo apresentar e descrever os elementos essenciais para a construção de um projeto de pesquisa. Tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e interessados em participar de editais de seleção de programas de pós-graduação estrito sensu. O minicurso será desenvolvido através de exposição dialogada. Esta atividade está sendo viabilizada pelo Grupo de Estudos Noraci Pedrosa (GENPE) em parceria com o Projeto de Extensão Saber + Saúde (UNCISAL). Esta atividade dialoga com a temática do XII CACUN por proporcionar aos seus ouvintes instrumentalização necessária para se iniciar no processo de produção científica/tecnológica, tão necessário para a geração de evidências e/ou produtos transformadores da realidade social.