OFICINA / WORKSHOP

A UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS PARA A SOCIEDADE

Dia 30/09/2022 das 10:45 às 12:45

Local: SALA 117

A proposta desta atividade está dentro dos projetos interinstitucionais e aprovados com fomento: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA e FEIRA DE CIÊNCIAS DE ALAGOAS. No dia da Uncisal de Portas Abertas será oportunizado aos escolares um ambiente de aprendizagem prática e a integração com todos os níveis da educação. Nesse sentido, o evento na UNCISAL, servirá como um espaço de orientação profissional pois os alunos do ensino básico convidados terão a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos da saúde, as carreiras e os laboratórios da UNCISAL. O evento contará com quatro estações onde os alunos do ensino básico poderão conhecer um pouco mais sobre os laboratórios. Na 1ª estação estarão disponíveis 20 microscópios com diferentes tecidos histológicos para observação. Dois professores coordenarão as atividades, mostrando as partes do microscópio óptico, explicando como se dão as aulas no laboratório de histologia. Também serão explicadas as características básicas dos tecidos disponíveis nessa demonstração: epitelial, músculo liso, músculo esquelético, músculo cardíaco e tecido linfoide. Na 2ª, na sala de anatomia será mostrado o esqueleto humano e curiosidades sobre o sistema esquelético. Na 3ª estação estarão disponíveis 20 microscópios com diferentes estruturas parasitárias para observação. Dois professores coordenarão as atividades, mostrando as partes do microscópio óptico, explicando como se dão as aulas no laboratório de parasitologia e as estruturas parasitárias, como protozoários, helmintos e artrópodes. Na 4ª estação, os alunos do EB poderão assistir a uma apresentação teórico-prática sobre noções de procedimentos básicos usados em situações de primeiros socorros, com a utilização de macas, bonecos interativos de tamanho adulto e pediátrico. Essa temática é pertinente para apresentação no CACUN, pois irá relacionar ciência, tecnologia e sociedade permitindo que a Universidade seja conhecida e que essas crianças ampliem as suas possibilidades de futuro.